Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os pacientes pediátricos e recém nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) recebem cuidados de suporte de vida, em decorrência de diversas condições e patologias. O Fisioterapeuta controla e aplica os gases medicinais, institui e monitora a ventilação mecânica invasiva e não invasiva, bem como realiza seu desmame, entre outros.O aprendizado do manejo ventilatório deve ser próprio para a idade e, para isso, considerar diferentes pulmões para as devidas simulações de complacência e resistência. Embora a inserção do fisioterapeuta seja relativamente recente, existem diversos cursos de Pós-Graduação e treinamentos na área. A criação de um pulmão mecânico que simula, separadamente, os pulmões neonatal e pediátrico pode ser uma ferramenta eficaz para o aprendizado e capacitação dos profissionais que atuam. O objetivo de estudo foi elaborar dois pulmões mecânicos neonatal e pediátrico, bem como simular diferentes comportamentos elásticos e resistivos inerentes à prática clínica. Foi realizado um estudo experimental, de bancada, dividido em duas etapas: criação dos pulmões mecânicos e avaliação das características mecânicas. Os pulmões foram confeccionados em uma caixa única. Na segunda etapa, o pulmão mecânico foi conectado a um ventilador mecânico, através de parâmetros ventilatórios próprios utilizados em ambos os tipos de pacientes. Para o neonatal, frequência respiratória de 35 irpm, tempo inspiratório de 0,45 e tubo endotraqueal de 3,0 mm. No pulmão pediátrico foi ventilado com volume entre 100-300mL, 10-15 de complacência e tubo traqueal sem cuff de 4,5mm. O pulmão mecânico neonatal apresentou complacência linear entre 50 e 100 ml. Do mesmo modo o pulmão mecânico pediátrico apresentou complacência linear entre 100 a 300 ml, ou seja comportamento fisiológico. O mesmo aconteceu com a resistência em ambos os pulmões, embora com leve aumento com o aumento do volume. Os pulmões mecânicos apresentaram comportamento elástico linear até 300ML de volume de gás e os resistores utilizados demonstraram valores de resistência compatíveis aos fisiológicos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.