Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diversas barreiras são enfrentadas pela população surda pelo fato de serem uma comunidade minoritária linguística e culturalmente na acessibilidade a diversos serviços, em especial nos serviços de saúde. Diante deste contexto surge a necessidade de construir metodologias atrativas de comunicação que possa alcançar a população surda com a finalidade de veicular informações pertinentes ao cuidado e proteção da sua saúde. Sendo assim, é trazido ao contexto a relevante temática do letramento em saúde. Compreender como a informação em saúde tem alcançado a população com deficiência auditiva nas redes sociais nas mais diferentes formas de comunicar; desenvolver um produto digital que difunda informação em saúde a população surda; construir vídeos com informando conteúdos em saúde na linguagem de sinais; avaliar as métricas digitais alcançadas. Trata-se de uma intervenção em saúde levantamento de dados sobre o objeto que se pretende estudar. Será realizado com o apoio da Agência de Inovação do ISECENSA para a divulgação de vídeo temáticas na área da saúde a população surda. Para a análise dos dados, pretende-se elaborar um banco de dados no qual será avaliado as métricas digitais como por exemplo acesso e compartilhamento. O estudo pretende no âmbito científico, despertar interesses para a correlação e reflexão da importância de difundir conteúdos uteis a todos os grupos sociais, incluindo aqueles que podem estar mais aquém do alcance da informação. Este trabalho possui o potencial de evidenciar para comunidade e os profissionais de saúde a correlação do comportamento na rede social como uma importante ferramenta de difusão e exposição versus do impacto na saúde coletiva, possibilitando assim contribuir com as práticas cotidianas, fortalecendo as condutas de educação em saúde e desempenho para prevenção e promoção da saúde.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.