Conteúdo do artigo principal
Resumo
A preservação do bioma Restinga é de grande importância, tanto ecológica quanto social, estando este ecossistema ameaçado principalmente por ações antrópicas, com o pouco que se sabe sobre sua diversidade de fungos. Os fungos endofíticos, além de contribuir com a prospecção de novos compostos eficientes na indústria e na agricultura, podem indicar riqueza e abundância de espécies nas áreas onde se encontram. Assim, o objetivo deste trabalho for realizar um inventário de prospecção de fungos endofíticos de espécies vegetais nas restingas do Açu, Gargaú, Grussaí e de Jurubatiba, localizadas no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Coletaram-se folhas de 78 espécies vegetais, das quais foram obtidos em meio de cultura 1787 isolados, identificados em 36 diferentes gêneros. Após análise dos dados de riqueza e abundância dos fungos encontrados, estimou-se a biodiversidade das quatro restingas, indicando alta diversidade no ecossistema, sendo a restinga do Açu a mais preservada e a restinga de Gargaú a mais degradada quando avaliadas pelo Índice de Riqueza de Margalef.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.