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Resumo
A cidadania e os valores éticos são essenciais na formação da pessoa e na prática da Educação Física, para que os alunos possam atuar com respeito, cooperação, dignidade na vida em sociedade. Uma cidadania completa torna-se possível através de práticas baseadas na participação, colaboração. Nesse contexto, a Educação Física na Educação Básica torna-se uma disciplina apta a desenvolver a cidadania e os valores éticos. Porém observamos ainda falta de coerência entre a prática dos docentes com os documentos educacionais oficiais nacionais, tais como Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular entre outros. Segundo os documentos, a Educação, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assim, espera-se uma ação integrada da escola em benefício da formação dos sujeitos, da sua cidadania apoiada nos valores éticos, formando cidadãos críticos, participativos, coerentes, que saibam tomar decisões em sua vida pessoal e social. Em relação à prática da Educação Física Escolar, torna-se indispensável a consciência crítica por parte do professor sobre a importância do seu papel e da disciplina no processo de construção de autonomia e cidadania dos educandos. Buscamos identificar se há incoerência entre o que está proposto na teoria, por meio da LDBEN e da BNCC, e o que é feito na prática pelos profissionais de Educação Física de Ensino Básico em Campos dos Goytacazes- RJ, especificamente na sua prática educativa, quanto ao processo de construção e exercício da cidadania baseada nos valores éticos dos estudantes da rede pública e privada. Estamos investigando as práticas da Educação Física relacionada à construção da cidadania baseada nos valores éticos, a partir de um questionário, curto e direto, logo após verificaremos a coleta dos dados através da revisão bibliográfica e análise quantitativa do questionário a fim de confirmar se a prática da Educação Física está sendo baseada nos documentos oficiais e coerente com formação de valores éticos e a construção da cidadania. Assim, contribuir para motivar, cada aluno do curso de Educação Física e os profissionais formados a estarem sempre se contextualizando para promover uma sociedade mais crítica e participativa diante do exercício da cidadania.
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