Conteúdo do artigo principal
Resumo
Fenômeno multifatorial e complexo, a aprendizagem é também entendida pela neurociência como resultante do armazenamento de nossas percepções em memória, num processo nominado de neuroplasticidade. A situação problema que justificou essa pesquisa gravita em torno do baixo rendimento escolar que é originário de dificuldades de aprendizagem cognitivas dos aprendizes. O que se deseja com esse estudo é contribuir na identificação de possíveis estratégias de mitigação das dificuldades cognitivas, por meio das aulas de Educação Física, com a aplicação de conteúdos comprometidos também com esta finalidade e de fácil implementação no ambiente escolar. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi verificar os efeitos da prática da modalidade Esgrima sobre algumas funções executivas do cérebro relacionadas à aprendizagem de seus praticantes, mais especificamente: a Atenção Concentrada, o Tempo de Reação Motriz e a Memória de Trabalho. Para isso foi realizada uma Revisão Narrativa de Literatura pelos últimos 10 anos, nas bases de dados do Google Acadêmico e Scielo. O levantamento bibliográfico revelou 18 documentos para análise. Os resultados desse processo de análise e discussão demonstraram de forma direta e indireta um significativo potencial da modalidade Esgrima em contribuir no déficit de aprendizagem cognitiva de seus praticantes, por meio do incremento das variáveis em estudo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.