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Resumo

O presente trabalho empenha-se em compreender e verificar as colaborações do Parecer Descritivo Psicomotor (PDP) para o processo diagnóstico e interventivo de uma criança com sinais de atraso no desenvolvimento psicomotor. Para tanto, respaldou-se em uma revisão bibliográfica e entrevista com a mãe do indivíduo estudado. Logo, trata-se de uma pesquisa Ex post facto, com relato de experiência, em que a coleta de dados já foi realizada, por meio de entrevista com a mãe da criança, sendo esta pesquisa e o uso dos dados coletados legitimados pelo Comitê de Ética na Pesquisa. Assim, o parecer trará informações relatadas pela mãe de TB, que aos 10 anos de idade apresenta questões relacionadas à sua aprendizagem escolar. A queixa principal da mãe retrata dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura, escrita e aritmética. Os dados da criança foram analisados e dispostos em dois quadros explicativos, para melhor visualização do leitor sobre os aspectos psicomotores e relacionais que foram levantados no decorrer da entrevista com a mãe. Ao findar o estudo, concluiu-se tratar de um caso de Autismo, cujo diagnóstico foi emitido baseado no PDP e os seus desdobramentos.


 


 

Palavras-chave

Autismo Diagnóstico Psicomotricidade

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias, ISECENSA

O presente trabalho empenha-se em compreender e verificar as colaborações do Parecer Descritivo Psicomotor (PDP) para o processo diagnóstico e interventivo de uma criança com sinais de atraso no desenvolvimento psicomotor. Para tanto, respaldou-se em uma revisão bibliográfica e entrevista com a mãe do indivíduo estudado. Logo, trata-se de uma pesquisa Ex post facto, com relato de experiência, em que a coleta de dados já foi realizada, por meio de entrevista com a mãe da criança, sendo esta pesquisa e o uso dos dados coletados legitimados pelo Comitê de Ética na Pesquisa. Assim, o parecer trará informações relatadas pela mãe de TB, que aos 10 anos de idade apresenta questões relacionadas à sua aprendizagem escolar. A queixa principal da mãe retrata dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura, escrita e aritmética. Os dados da criança foram analisados e dispostos em dois quadros explicativos, para melhor visualização do leitor sobre os aspectos psicomotores e relacionais que foram levantados no decorrer da entrevista com a mãe. Ao findar o estudo, concluiu-se tratar de um caso de Autismo, cujo diagnóstico foi emitido baseado no PDP e os seus desdobramentos.

Como Citar
Dias, F. M. de A., & Neto, N. T. A. . (2022). CONTRIBUIÇÕES DO PARECER DESCRITIVO PSICOMOTOR NO DIAGNÓSTICO/INTERVENÇÃO DO AUTISMO. Biológicas ∓ aúde, 12(41), 28–39. https://doi.org/10.25242/8868124120222510

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