Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que ocorre no desenvolvimento humano. No que diz respeito às alteraçõesdecomportamentos alimentares causadas pelo quadro do TEA, destacaram-se a ingestão limitada de alimentos, recusa em comer determinados alimentos ou seletividade relacionada à textura, cheiro e sabor dos alimentos, falta de flexibilidade no uso de utensílios, marcas e embalagens, comportamento e nutrição. A pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento alimentar de crianças com TEA em um centro de atendimento multiprofissional no Distrito Federal e tratou de um estudo de natureza quantitativa, descritiva e transversal, no qual foram avaliadas 22 crianças com idade entre 2 e 10 anos, de ambos os sexos e os pais/responsáveis pelos participantes, no qual responderam uma entrevista através de um formulário estruturado, composto de 53 questões, assim como dados sociodemográfico e avaliação antropométrica. Nos resultados obtidos, pode-se perceber que, o comportamento alimentar mais presente é a seletividade alimentar, que aparece com frequência nos membros da amostra. Por fim, conclui-se que dentre os temas do comportamento alimentar, a seletividade alimentar se destaca pela prevalência e frequência entre as crianças estudadas. Portanto, merece atenção especial, pelo fato de as restrições levarem a maior consumo de alimentos não saudáveis, que estão intimamente relacionados ao desenvolvimento de sobrepeso e doenças crônicas não transmissíveis.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.