Conteúdo do artigo principal
Resumo
O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a auto-estima e a saúde mental dos alunos de uma escola. Pode desencadear alguns problemas de saúde tais como a anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e até mesmo o suicídio. O objetivo deste trabalho foi identificar o fenômeno bullying no ambiente escolar e a posição do professor de Educação Física perante os acontecimentos nas aulas. Dessa forma o presente estudo justifica-se por abordar um tema de grande relevância social, além de levantar na literatura científica recente trabalhos que apresentam propostas de combate ao bullying que possam ser desenvolvidas pelos educadores físicos na escola. Os resultados mostraram que os sentimentos relacionados ao fenômeno são variados, sendo categorizados como aspectos de caráter negativo. Por fim, constatou-se que mais estratégias precisam ser determinadas e executadas para amenizar o fenômeno bullying nas aulas de Educação Física.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.