Conteúdo do artigo principal
Resumo
A inclusão social é essencial para o sentido de pertencimento de qualquer indivíduo a um grupo social, portador de cuidados especiais ou não. Em se tratando de crianças portadoras da Síndrome de Down, esta inclusão deve ser objetivada dentro do ambiente familiar e escolar. Este estudo justifica-se pela possibilidade de comprovar por meio deste estudo de revisão bibliográfica a efetividade da educação psicomotora como ferramenta de inclusão social de crianças portadoras da síndrome de Down. A partir do trabalho realizado com atividades corporais comprometidas com o desenvolvimento psicomotor dos educandos, o profissional de educação física proporciona maiores e melhores oportunidades de comunicação e expressão das crianças. Dentro da área do desenvolvimento da socialização nas crianças portadores da Síndrome de Down, o seu comportamento é menos comprometido, mesmo sendo característica dos portadores da síndrome demonstrarem um maior atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns autores aqui apresentados acreditam que o trabalho com a Educação Psicomotora durante as aulas de Educação Física Escolar favoreça este processo de socialização no âmbito escolar. Pelos resultados encontrados em vários estudos sobre o tema, não resta dúvida de que a escola e a família constituem ambientes de promoção do desenvolvimento humano e, em especial, de crianças com deficiências. Dentro do levantamento bibliográfico, análise e comparações feitas neste estudo foi verificado que a Educação Psicomotora, pelo seu alto poder desenvolvimentista, pode sim contribuir no processo de construção de autonomia e sociabilização de crianças portadoras da Síndrome de Down.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.