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Resumo

A inclusão social é essencial para o sentido de pertencimento de qualquer indivíduo a um grupo social, portador de cuidados especiais ou não. Em se tratando de crianças portadoras da Síndrome de Down, esta inclusão deve ser objetivada dentro do ambiente familiar e escolar. Este estudo justifica-se pela possibilidade de comprovar por meio deste estudo de revisão bibliográfica a efetividade da educação psicomotora como ferramenta de inclusão social de crianças portadoras da síndrome de Down. A partir do trabalho realizado com atividades corporais comprometidas com o desenvolvimento psicomotor dos educandos, o profissional de educação física proporciona maiores e melhores oportunidades de comunicação e expressão das crianças. Dentro da área do desenvolvimento da socialização nas crianças portadores da Síndrome de Down, o seu comportamento é menos comprometido, mesmo sendo característica dos portadores da síndrome demonstrarem um maior atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns autores aqui apresentados acreditam que o trabalho com a Educação Psicomotora durante as aulas de Educação Física Escolar favoreça este processo de socialização no âmbito escolar. Pelos resultados encontrados em vários estudos sobre o tema, não resta dúvida de que a escola e a família constituem ambientes de promoção do desenvolvimento humano e, em especial, de crianças com deficiências. Dentro do levantamento bibliográfico, análise e comparações feitas neste estudo foi verificado que a Educação Psicomotora, pelo seu alto poder desenvolvimentista, pode sim contribuir no processo de construção de autonomia e sociabilização de crianças portadoras da Síndrome de Down.

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Como Citar
Arêas Neto, N. T., de Souza, G. N., de Andrade, E. R., & dos Santos, C. R. V. (2012). A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN. Biológicas ∓ aúde, 2(4). https://doi.org/10.25242/8868242012236