Conteúdo do artigo principal
Resumo
A adiposidade localizada é uma alteração que promove mudanças no contorno corporal pelo acúmulo de tecido adiposo em determinadas regiões. A procura por tratamentos que minimizem tal alteração têm aumentado, e um dos recursos é a utilização da técnica de bandagem crioterápica. A utilização desta técnica é baseada nos efeitos sistêmicos produzidos no organismo, uma vez que interfere no equilíbrio térmico e ativa os mecanismos de termorregulação. O trabalho teve como objetivo analisar o consumo de oxigênio e as alterações metabólicas, em uma sessão de crioterapia. A pesquisa experimental foi realizada nas dependências do Núcleo de Biodinâmica das Atividades Corporais (NUBAC) do Centro Universitário de Vila Velha (UVV), em duas voluntárias do sexo feminino, sedentárias, com peso normal e com idades de 20 e 25 anos. Foi utilizado o aparelho analisador de gases VO 2000, para análise das variáveis ventilatórias e metabólicas, durante dez minutos de repouso e vinte minutos de crioterapia (abdômen, glúteo, MMSS e MMII). Observou-se aumento significativo no consumo de oxigênio e no gasto calórico nas duas voluntárias. Apesar da pesquisa, sustentar o aumento metabólico promovido pela crioterapia verificou-se a necessidade de realização de mais estudos sobre o tema envolvendo um número maior de voluntárias.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.