Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo do estudo foi verificar a influência do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem e da praxia global de crianças matriculadas na educação infantil. A amostra foi composta por 40 indivíduos matriculados em 4 escolas da rede pública e privada, sendo 10 de cada escola. Para avaliação praxia global foram aplicados nas crianças os testes da bateria psicomotora de Vitor da Fonseca (1975) específicos para esse fator. Já para determinação da ludicidade das escolas e do nível de aprendizado das crianças foram utilizados questionários, respondidos pelos educadores, e adaptados da bateria psicomotora. Os dados foram tratados de forma descritiva e inferencial e os resultados mostraram homogeneidade entre as escolas no que diz respeito à ludicidade oferecida e o desenvolvimento da praxia global de suas crianças. Quanto à aprendizagem, na escola mais lúdica as crianças alcançaram melhores resultados, contudo tal assertiva não encontrou respaldo estatístico. Conclui-se que se faz necessário investigar um número maior de escolas a fim de se encontrar diferenças mais significativas no que diz respeito à ludicidade e dessa forma poder se registrar diferenças mais marcantes na praxia global e na aprendizagem.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.