Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo objetivou discutir a relevância da Ginástica Artística (G.A.) no âmbito escolar. Por meio de um breve estudo de revisão de literatura que delimitou-se a pesquisar o assunto nas duas últimas décadas foi possível constatar que a Ginástica Artística pode e deve ser utilizada como estratégia de trabalho nas aulas de Educação Física Escolar. O que a credencia para tal é a multiplicidade de experiências corporais extremamente importantes para o desenvolvimento global do indivíduo, especialmente de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, que são enfatizadas e trabalhadas em suas sessões. Constatou-se que variáveis como: coordenação, rítmo, inteligência cinestésica-corporal, lateralidade, força, flexibilidade presentes na aprendizagem dos movimentos acrobáticos e pré-acrobáticos da G.A. contribuem positivamente para a aquisição de habilidades psicomotrizes, cognitivas e afetivas. Além disso, pôde-se verificar também que aspectos psicoemocionais como a superação do risco implícito na aprendizagem das acrobacias podem promover o resgate e o incremento da auto-confiança e da auto-estima de seus praticantes. Contudo, fatores como falta de qualificação, falta de material pedagógico, o mito da baixa estatura e desinformação por parte de gestores e coordenadores da área foram considerados os principais motivos para a exclusão da G.A. do contexto Escolar.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.