Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo tem como objetivo verificar possíveis alterações na morfotipologia em indivíduos portadores de pés de normal a cavo após a aplicação da técnica de Miofibrólise Percutânea. Trata-se de um estudo ensaio clinico randomizado na qual participaram 30 indivíduos entre 18 e 30 anos de ambos os gêneros, sendo todos portadores de pé de normal a cavo. Foram 3 grupos de 10 componentes, G1 (intervenção: tibial anterior, gastrocnêmios e plantares), G2 (fibulares, tibial posterior e plantares) e GC( grupo controle).Como instrumento de avaliação foram utilizados o Plantígrafo para avaliação da área de contato podal e o Podoscópio para avaliação da morfotipologia dos pés ,todos foram acompanhados no momento pré intervenção Miofibrólise Percutânea, pós imediato intervenção Miofibrólise Percutânea ,pós 24hs, 72hs e 48hs.Para análise dos dados foi utilizado o software ImageJ 1.4 e foi realizada a análise estatística descritiva das variáveis e a correlação do teste paramétrico ANOVA two way com post hoc de Tukey (a=0.05). Observou-se que 60% dos indivíduos do G1 foram responsivos à técnica enquanto que no G2 apenas 20%, havendo um desabamento do arco plantar longitudinal medial. Pôde-se concluir que a técnica de Miofibrólise Percutânea causou efeito positivo nos indivíduos que foram submetidos ao método.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.