Conteúdo do artigo principal
Resumo
A realidade profissional do enfermeiro contempla atribuições complexas e responsabilidades sobre sua equipe e pacientes, devendo o mesmo, estar saudável para promover saúde e assim desempenhar suas funções com excelência. A exposição frequente aos fatores estressores compromete a sua saúde, podendo resultar em doenças mentais como a depressão, interfere nos níveis de produtividade e pode comprometer a segurança do paciente. O objetivo deste estudo foi identificar os sintomas depressivos entre os enfermeiros de uma unidade hospitalar pública. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa. Foi realizado em um hospital público de referência no município de Campos dos Goytacazes, localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. A amostra foi selecionada por conveniência, sendo incluídos os enfermeiros atuantes há pelo menos um ano na unidade onde o estudo foi realizado. Foram excluídos aqueles em que no momento da coleta de dados estavam de férias, licença médica ou maternidade. O instrumento de coleta de dados foi composto por um questionário de caracterização sociodemográfica e ocupacional dos sujeitos, seguido do Inventário de Depressão de Beck. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva utilizando o software SPSS, versão 20.0. A amostra foi composta por 21enfermeiros, sendo a maioria do sexo feminino (85,7%), com idade média de 44,4 anos (DP=8,9 anos), casado (38,1%), com um tempo médio de atuação na enfermagem de 19,1 anos (DP=6,8 anos), trabalhando em plantões de 24 horas semanais (90%) e atuando em áreas críticas (35%). Ao final deste estudo, evidenciou-se a presença de fatores protetores e de risco para depressão. Apesar da maioria não apresentar depressão ou apresentar depressão mínima, a sintomatologia de depressão leve e moderada foi identificada em um percentual considerável da amostra, evidenciando que os impactos das condições no ambiente laboral se fazem presentes entre estes profissionais.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.