Conteúdo do artigo principal
Resumo
A prática de atividade física pode contribuir para o aumento de força muscular, mas também pode gerar aparecimento de lesões musculares. A fisioterapia pode ser utilizada como meio terapêutico com diversas técnicas, dentre elas o Dry Needling (DN). O objetivo deste estudo é avaliar a força muscular pré e pós intervenção com DNnos músculos isquiossurais. Será realizado um ensaio clínico cruzado randomizado, com 20 indivíduos hígidos, do sexo masculino, com idade entre 20 e 30 anos. Será sorteado o membro de intervenção (MI) sendo o controle (CTRL) o contralateral. Serão excluídos os indivíduos que fazem uso de analgésicos, anti-inflamatório, relaxantes musculares, com quadro viral ou hipertermia. Os participantes serão submetidos a um questionário de identificação contendo nome, idade e medidas antropométricas e posteriormente a dinamometria pré e pós intervenção nos dois segmentos. Após a avaliação será aplicada a técnica estática de pistonagem com manutenção da agulha por tempo de três minutos nos músculos isquiossurais, verificando a resposta de contração rápida (RCR) ou surgimento de dor. Espera-se que o membro que recebeu a técnica DN apresente maior força muscular após a intervenção quando comparado ao membro controle. Com o presente estudo, através dos resultados esperados de acordo com a literatura, conclui-se que a realização da técnica de DN tem um papel fundamental no aumento de força muscular, sendo assim, indicado como técnica pré-cinética no tratamento de lesões musculoesqueléticas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.