Conteúdo do artigo principal
Resumo
Feridas crônicas são consideradas um problema mundial de saúde pública devido aos inúmeros prejuízos na qualidade de vida do indivíduo, levando o mesmo a apresentar impactos sociais, econômicos e psicológicos e, elevando o custo do tratamento para o serviço de saúde. O enfermeiro exerce papel importante na gestão da assitencia de feridas, desde a avaliação inicial passando pela elaboração e implementação de protocolos viáveis de tratamento. Neste contexto, torna-se fundamental investigar tecnologias eficazes e, de baixo custo, mas também, de fácil acesso à população. A papaína, que provém do látex do mamoeiro (Carica papaya), é uma enzima proteolítica que surge como alternativa terapêutica tendo em vista sua eficácia enquanto fitoterápico, seu baixo custo e suas propriedades bacteriostáticas, bactericidas, anti-inflamatórias e como desbridante químico. Descrever as evidências terapêuticas da ação da papaína no tratamento de feridas crônicas, de diversas etiologias; caracterizar os tipos de feridas, traçar o perfil socioeconômico, demográfico e clínico da amostra. Será desenvolvido um estudo descritivo, exploratório, em Unidade de Saúde do município de Campos dos Goytacazes/RJ que atua no acolhimento a pacientes com feridas crônicas, de diversas etiologias. Serão selecionados 30 indivíduos, de ambos os sexos, com feridas crônicas para o tratamento com o gel de papaína. Será realizada a coleta de dados clínicos, sociodemográficos e econômicos de cada indivíduo e descrição semanal dos efeitos do tratamento com a papaína, além do registro de medidas específicas de cada ferida, a fim de acompanhar o processo cicatricial. Os dados serão analisados a partir do software SPSS versão 23. O estudo visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos portadores de feridas crônicas, de Campos dos Goytacazes, minimizando assim os impactos sociais, econômicos e psicológicos. Além disso, busca-se a melhoria da qualidade da assistência tendo em vista o protagonismo do enfermeiro na avaliação e implementação de alternativas terapêuticas eficazes e de baixo custo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.