Conteúdo do artigo principal
Resumo
A análise dos movimentos subaquáticos de um nadador é de fundamental importância no ambiente competitivo do esporte. É na fase submersa dos movimentos que se caracteriza a propulsão dos nadadores. O objetivo principal é verificar os parâmetros cinemáticos do estilo crawl em atletas de natação. Será confeccionado um carrinho, onde serão fixados os instrumentos de captação das imagens (duas câmeras Go-Pro, uma Hero 4 e uma Hero 7, para a aquisição de imagens submersas, e uma câmera Canon EOS Rebel T3i) . Será utilizado o software Kinovea 8.24 para análise de imagens, que teve sua validade e confiabilidade na obtenção das dimensões angulares e distâncias determinadas. Serão selecionadas dez atletas de natação da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. Será realizado um teste de rastreamento de 25 metros, de forma que cada voluntário realizará duas sessões de teste por dia, uma vez ao mês, durante quatro meses. Espera-se que esta análise poderá influenciar positivamente o desempenho de atletas profissionais e amadores para melhorar o desempenho esportivo e prevenir lesões. Além disso, espera-se que esta “ferramenta” confeccionada de análise cinemática apresente confiabilidade nas análises de parâmetros biomecânicos (velocidade média, aceleração média e tempo).
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.