Conteúdo do artigo principal
Resumo
A ação da própolis na regeneração e na granulação dos tecidos tem sido discutida por diversos autores, tendo em vista a resistência microbiana relacionada ao uso indiscriminado e prolongado de antimicrobianos industrializados. Por esta razão, o uso de produtos de origem natural vem ganhando força por ser uma alternativa terapêutica eficaz e econômica. O presente estudo teve como objetivos: descrever os efeitos do uso da pomada de própolis na concentração de 30% no tratamento de lesões cutâneas; e, acompanhar a evolução do processo cicatricial dessas lesões durante o período de tratamento A pesquisa teve início com 06 pacientes, divididos igualmente e, respectivamente, em: Grupo A, pacientes em uso de terapêutica convencional, com limpeza do leito da lesão com solução fisiológica 0,9% (n=3); e Grupo B, pacientes utilizando terapêutica alternativa, com pomada de própolis 30% (n=3). Os curativos eram trocados diariamente pela equipe de pesquisa em uma Unidade de Tratamento de Lesões Cutâneas no município de Campos dos Goytacazes. Devido a óbitos e/ou abandono de tratamento, a amostra final totalizou quatro pacientes: dois no Grupo A (controle) e dois no Grupo B (própolis 30%). O tempo de acompanhamento do processo cicatricial nesses pacientes foi de dois meses, em ambos os grupos. As fotos das feridas foram inseridas no software ImageJ® para cálculo da área (cm3) e análise estatística. Os resultados demostram que ao comparar o Grupo A e B, após dois meses de tratamento, foi possível constatar que as lesões dos pacientes do Grupo B apresentaram maior área de cicatrização (cm3), maior redução de exsudato, surgimento de tecido de granulação positivo já nos primeiros dias de tratamento, além de melhoria no aspecto da lesão. Neste contexto, conclui-se que embora seja necessário novos estudos experimentais com um maior número de indivíduos, a própolis apresenta potencial terapêutico para o tratamento eficaz deste tipo de lesão. E, pode ser considerada uma alternativa de baixo custo para os serviços de saúde, tornando tratamentos como este, mais acessíveis à população.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.