Conteúdo do artigo principal
Resumo
O tônus muscular pode ser definido como estado de tensão do músculo no repouso e possui como estrutura responsável pelo seu controle o sistema nervoso. Durante o movimento ativo há mudança no padrão do tônus de forma fisiológica favorecendo a realização das funções motoras. As lesões no sistema nervoso central e periférico podem gerar alteração no tônus de forma patológica. Os traumas ou doenças que acometem o sistema nervoso central podem gerar o aumento (hipertonia espástica) ou a diminuição do tônus (hipotonia), alterando a capacidade funcional dos pacientes, devido à mudança no controle do movimento. Os pacientes neurocríticos após saírem da sua forma mais grave devem ter o tônus avaliado, afim de identificar suas alterações e necessidades terapêuticas favoráveis a recuperação funcional dos mesmos. A avaliação do tônus pode ser feita através da inspeção, palpação, mobilização passiva através de movimentos rápidos e classificado através da Escala de Ashworth Modificada, nos casos de hipertonia espástica. Essa escala possui uma graduação que vai de 0 (tônus normal) a 4 (onde os segmentos estão em flexão ou extensão) e é aplicada através da mobilização passiva dos segmentos pelos terapeutas. Este estudo possui como objetivo avaliar o tônus muscular dos pacientes neurocríticos nas seguintes fases do controle motor: mobilidade e mobilidade na estabilidade. Este estudo será realizado na UTI do Hospital Ferreira Machado, através da avaliação 1x/semana dos pacientes com diagnóstico de TCE e AVE, com inspeção, palpação e mobilização passiva para classificar o tônus em hipotonia e hipertonia. Após a classificação em hipertonia os pacientes serão submetidos à aplicação da Escala Ashworth Modificada, para a classificar a graduação do tônus. Essa graduação após será informada ao fisioterapeuta plantonista para que o plano terapêutico seja executado conforme protocolo da unidade hospitalar. Os pacientes serão reavaliados semanalmente até a alta da UTI.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.