Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir do momento em que as cidades começaram a se construir socialmente, tomando força e passando a representar um dos principais espaços de convivência do ser humano, diversas mudanças surgiram na forma de viver das pessoas. Como consequência desse novo estilo de vida, com suas implicações econômicas e sociais, passou a existir, em diferentes momentos históricos, registros de pessoas fazendo das ruas seu espaço de moradia. Diante desse contexto, o presente estudo visa realizar levantamento sócio demográfico da População em Situação de Rua (PSR) de Campos dos Goytacazes-RJ; caracterizar a população de rua do município de Campos dos Goytacazes-RJ e identificar as demandas de atendimento da população em situação de rua. A metodologia do presente estudo é de natureza quanti-qualitativa, de abordagem exploratória, e a equipe de pesquisa está formada por profissionais das áreas de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Direito. Serão realizadas visitas in loco, pelo número de vezes que se fizerem necessárias, com periodicidade semanal, para aplicação dos questionários semiestruturados. Estes, por sua vez, contam com perguntas abertas e fechadas sobre a situação de estar na rua e, as consequentes demandas da PSR. A pesquisa de campo foi precedida por análise da produção acadêmica sobre estudos sócio demográficos dessa população. Até o momento, ocorreram oito inserções da equipe de pesquisa à rua, foram realizados levantamentos de problemas sociais através do curso de psicologia; encaminhamentos à Rede Pública de Saúde, através do curso de Enfermagem, e orientações jurídicas em parceira com o curso de direito do ISECENSA.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.