Conteúdo do artigo principal
Resumo
No Brasil, as lesões cutâneas são consideradas um problema de saúde pública uma vez que interferem na qualidade de vida da população em geral, além de comprometer consideravelmente os gastos públicos em saúde. Por esta razão, torna-se imprescindível que os profissionais de enfermagem atuando no cuidado a esses pacientes sejam capazes de realizar uma avaliação sistematizada e contínua no intuito de restabelecer a integridade da pele proporcionando qualidade de vida e bem-estar a aos pacientes. Neste contexto, o tratamentode lesões cutâneas depende da interação de diversos fatores como conhecimento sobre aspectos clínicos, troca de curativos, tipos de medicamentos, além de orientações educativas aos pacientes. Além disso, devem estabelecer critérios para a seleção do tratamento mais indicado para cada tipo de lesão considerando sua efetividade, mecanismo de ação, contra indicações, frequência de troca dos curativos e custo operacional. O estudo teve como objetivo discutir o tratamento de lesões cutâneas sob a óptica de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivoexploratório de abordagem qualitativa, realizado de março a outubro de 2018, numa Unidade de Saúde do município de Campos dos Goytacazes, que atua especificamente com tratamento de lesões cutâneas. Após a finalização do projeto de pesquisa, os acadêmicos de Enfermagem (n=6) responderam a uma entrevista com cinco perguntas abertas. Posteriormente, os dados foram estudados a partir da análise de dados de Bardin de onde emergiram três categorias: atualização profissional, conhecimento científico e assistência sistematizada. Os acadêmicos de Enfermagem compreendem que o tratamento de lesões está muito além da mera troca de curativos, havendo necessidade de comprometimento dos enfermeiros com a busca constante por novos conhecimentos técnicos e científicos, mas também o acesso a material adequado, visando não só a melhoria da qualidade da assistência, mas também da qualidade de vida dos pacientes.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.