Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dentre os problemas mais discutidos e estudados do sistema educacional brasileiro, está o fracasso escolar. Diretamente ligada à aprendizagem, as funções executivas da memória estão entre os aspectos mais relevantes da cognição e do aprendizado, pois envolvem a seleção e integração de informações atuais com informações previamente memorizadas, planejamento, monitoramento e flexibilidade cognitiva, o que permite evocar e reconhecer as experiências arquivadas em memória, confrontando-as com as mais recentes, aspecto fundamental para o processo de decisão e programação da resposta motora e da aprendizagem, por conseguinte. Assim, o objetivo do estudo é verificar os efeitos da prática da modalidade de luta Esgrima sobre o controle executivo da memória, que é composto pelas variáveis: memória de trabalho, atenção concentrada e tempo de reação motriz dos indivíduos da amostra. Para este estudo será utilizada a técnica de Pesquisa de Campo. Dentre os procedimentos a serem adotados, estarão as aulas de Esgrima, que acontecerão pelo período de 12 semanas ou 3 meses, tempo
mínimo para a realização de um macrociclo de treinamento desportivo. Os dados obtidos no processo de testagem serão tratados numa perspectiva estatística descritiva, por se tratar de escores mínimos e máximos, médias e desvios-padrão. Na Inferência dos dados será utilizado o Teste T Student para amostras dependentes, bem como o teste Shapiro-Wilk, para verificação da distribuição dos dados. Espera-se que ao final do processo de intervenção e testagem os indivíduos participantes como amostra neste estudo tenham obtido resultados estatisticamente significativos nas variáveis em estudo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.