Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o estabelecimento da Odontologia do Esporte como especialidade odontológica, vem crescendo o interesse e a pesquisa relacionados aos efeitos de dispositivos intraorais que protegem os dentes e os tecidos moles, os protetores bucais (PB), na performance dos atletas. Os avanços nas metodologias utilizadas pelos estudos levam a acreditar que muitos parâmetros ainda devem ser analisados neste sentido. Desde os primeiros protetores, os universais (tipo I), aos futuros protetores que buscam um reposicionamento mandibular na expectativa de se melhorar a performance dos atletas, muito ainda tem que se caminhar para afirmar que esses dispositivos podem influenciar na performance. Através de uma revisão de literatura recente, no intervalo de 2018 até os dias atuais podemos ter uma idéia dessa realidade. Este trabalho apresenta os estudos que foram localizados, neste intervalo de tempo, na base de dados Google Scholar utilizando as palavras-chaves: protetor bucal, performance em atletas. Foram identificados 22 trabalhos e que após uma análise da metodologia aplicada, foram divididos da seguinte maneira: 1 trabalhos de revisão de literatura, 12 trabalhos que
analisaram VO2, 4 trabalhos que utilizaram dosagem de lactato, 5 trabalhos que utilizaram eletromiografia. Diante deste cenário, observa-se que ainda existem variáveis que devem ser analisadas de forma mais criteriosa. Assim como instrumentos de análise do recrutamento muscular, como a eletromiografia que é amplamente utilizada em outros campos das ciências da saúde, aparecem como importante aliados para se estudar essa relação entre uso de PB e performance.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.