Conteúdo do artigo principal

Resumo

Estudos ao longo da história da humanidade tem apresentado reflexões e propostas no sentido da compreensão sobre ações, atitudes, métodos e programas que possibilitem o melhor atendimento às pessoas com deficiência em todos os níveis e oportunidades sociais. Neste sentido, o projeto de pesquisa fundamentado nas experiências científicas e nos estudos sobre família, pessoa com deficiência e propõe intervenções junto aos familiares das pessoas com deficiência intelectual e Síndrome de Down na APAE de Campos dos Goytacazes, principalmente em relação ao desempenho dos Profissionais de Educação Física e Psicologia na melhoria da autoestima e qualidade de vida da comunidade acolhida. Neste contexto, a pesquisa em ação tem como objetivo: identificar famílias que possuam em sua constituição, membros menores que tenham deficiência intelectual e Síndrome de Down analisando as demandas em relação aos atendimentos dos profissionais enumerando o conjunto de medidas que venham a contribuir para uma eficiente intervenção no atendimento às pessoas com diferentes deficiências, utilizando partir para análise, registros e decisões coletivas interdisciplinares, construindo um instrumento e aplicativo social. A metodologia da pesquisa em ação, utilizada para abordagem das famílias, através de rodas de conversa e palestras, aplicação de questionários específicos denominados (QUAsEs – Quadro útil de ações educacionais). Esperamos como resultado final a melhoria dos níveis de intervenção e acolhida, construção de um programa de atendimento compatível com os objetivos das famílias e ampliação com convênios de cooperação técnica possibilitar o aumento significativo das ações da Educação Física e da Psicologia junto aos assistidos e acolhidos na APAE de Campos dos Goytacazes.

Palavras-chave

acolhida estigma cooperação voluntariado.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, L. G. R. S., MANHÃES, M. M., DE AZEVEDO, C. A. L. D. S., DE AZEVEDO, P. W., & VIEIRA DOS SANTOS, C. R. (2019). FAMÍLIA, ALICERCE DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SÍNDROME DE DOWN. Biológicas ∓ aúde, 9(30). https://doi.org/10.25242/886893020191798