Conteúdo do artigo principal
Resumo
Estudos ao longo da história da humanidade tem apresentado reflexões e propostas no sentido da compreensão sobre ações, atitudes, métodos e programas que possibilitem o melhor atendimento às pessoas com deficiência em todos os níveis e oportunidades sociais. Neste sentido, o projeto de pesquisa fundamentado nas experiências científicas e nos estudos sobre família, pessoa com deficiência e propõe intervenções junto aos familiares das pessoas com deficiência intelectual e Síndrome de Down na APAE de Campos dos Goytacazes, principalmente em relação ao desempenho dos Profissionais de Educação Física e Psicologia na melhoria da autoestima e qualidade de vida da comunidade acolhida. Neste contexto, a pesquisa em ação tem como objetivo: identificar famílias que possuam em sua constituição, membros menores que tenham deficiência intelectual e Síndrome de Down analisando as demandas em relação aos atendimentos dos profissionais enumerando o conjunto de medidas que venham a contribuir para uma eficiente intervenção no atendimento às pessoas com diferentes deficiências, utilizando partir para análise, registros e decisões coletivas interdisciplinares, construindo um instrumento e aplicativo social. A metodologia da pesquisa em ação, utilizada para abordagem das famílias, através de rodas de conversa e palestras, aplicação de questionários específicos denominados (QUAsEs – Quadro útil de ações educacionais). Esperamos como resultado final a melhoria dos níveis de intervenção e acolhida, construção de um programa de atendimento compatível com os objetivos das famílias e ampliação com convênios de cooperação técnica possibilitar o aumento significativo das ações da Educação Física e da Psicologia junto aos assistidos e acolhidos na APAE de Campos dos Goytacazes.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.