Conteúdo do artigo principal
Resumo
As arboviroses constituem um conjunto de doenças virais, que infectam o homem pela picada do Aedes aegypti, principal vetor no Brasil. Atualmente, tais doenças vêm ganhando destaque entre os principais temas de discussão na saúde pública devido a sua crescente e constante dispersão territorial tornando-se grave problema de agravos à saúde da população. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi descrever o perfil epidemiológico das arboviroses, durante o ano de 2018, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para isso, foi desenvolvido um estudo descritivo-exploratório e retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas fichas de notificação compulsória dos casos de doenças das arboviroses, obtidos a partir do banco de dados municipal do Sistema de Informação de Agravos Nacional – SINAN. Foram incluídas as notificações de casos suspeitos e positivos para a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Os dados coletados foram digitados no Excel e posteriormente analisados, utilizou-se a estatística descritiva, com cálculo das frequências absolutas e relativas no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24.0. Os resultados das análises indicam que a amostra apresenta perfil predominantemente
feminino, da raça branca, com média de idade entre 37 e 63 anos. Os casos notificados apresentaram maior distribuição em áreas urbanas, com predominância de casos de chikungunya. A caracterização do perfil epidemiológico das arboviroses poderá contribuir com a melhoria dos serviços de saúde à medida que visa a criação de estratégias direcionadas ao combate ao vetor, assim como a prevenção de tais doenças promovendo a melhoria na saúde da população.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.