Conteúdo do artigo principal
Resumo
A nutrição enteral é um tratamento importante para evitar desnutrição nos pacientes com impossibilidade de alimentação por via oral e muito utilizada em unidade de terapia intensiva (UTI). É um método simples, de baixo custo, e, fácil operacionalização, porém com possíveis intercorrências se mal indicado ou controlado. O presente estudo teve como objetivo identificar as complicações resultantes da utilização do cateterismo enteral em pacientes críticos internados na UTI adulto. Para isto foi realizada uma revisão narrativa da literatura por meio de fontes secundárias. A busca pelos artigos foi feita em bases de dados como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (Medline), nos últimos 10 anos (2009 a 2019), utilizando os seguintes descritores em saúde e suas combinações:“unidade de terapia intensiva de adulto”, “assistência de enfermagem”, “processos de enfermagem”, “enfermagem de cuidados críticos”, “segurança do paciente” e “cateter”. Após a seleção dos artigos foi realizada minuciosa análise dos mesmos a fim de explorar o conteúdo referente ao tema deste estudo. Através dos dados obtidos, foi constatada a ocorrência de várias complicações por falhas na assistência de enfermagem, verificando-se entre as mais citadas a pneumonia associada à ventilação mecânica, broncoaspiração, posicionamento do cateter, fixação do cateter, obstrução de sondas, infusão adequada da quantidade de dieta e consequente tempo de permanência dos pacientes na UTI adulto. Concluiu-se que a segurança do paciente está diretamente relacionada com a qualidade da assistência e, para minimizar esses riscos, a conduta mais adequada é a sistematização da assistência de enfermagem.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.