Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os pacientes com doenças ou condições obstrutivas apresentam aumento na resistência das vias aéreas, limitação ao fluxo aéreo e má distribuição da ventilação. O entendimento das repercussões mecânicas e dos efeitos deletérios sobre a ventilação mecânica é fundamental para definição de estratégias ventilatórias individualizadas. Considerando que o maior fator limitante do manejo ventilatório é o aprendizado dos profissionais, a prática de ensino baseada na compreensão da resistência se faz necessária. O objetivo deste trabalho é caracterizar as propriedades mecânicas resistivas de três modelos de resistência e suas repercussões sobre as variáveis ventilatórias. Trata-se de um estudo experimental, com a utilização de um pulmão mecânico unicompartimental, sendo a modelagem da resistência realizada por meio de três resistores de orifício: sem resistor, 5mm e 9 mm de diâmetro interno. O pulmão foi conectado ao ventilador mecânico, sendo a análise realizada nos modos: ventilação controlada a volume (VCV) com aumentos progressivos de 50 mL no volume inspirado, entre 200 e 700 mL, sendo a mecânica analisada em cada ajuste de volume; e ventilação controlada a pressão (PCV) através de aumentos progressivos na pressão a cada 5cm.H2O, até 30 cm.H2O, sendo analisado o volume e fluxos inspiratório e expiratório. Foi constatado que a resistência de vias aéreas (Rva) e total (Rsr) aumentaram com a redução do diâmetro interno do resistor. No entanto, a Rva apresentou valores constantes independente do volume inspirado e do resistor utilizado, embora a Rsr tenha aumentado de forma linear. No modo PCV, o resistor de menor orifício apresentou menores valores de volume corrente, picos de fluxo inspiratório e expiratório. Após o estudo, verificou-se que os resistores utilizados demonstraram valores de resistência compatíveis com obstrução moderada a grave, reduzindo os volumes pulmonares e os picos de fluxo inspiratório e expiratório.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.