Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo objetivou investigar como uma intervenção com treinamento mental (imaginação) afetaria o desempenho de jogadoras de voleibol amadoras em relação ao fundamento recepção de manchete. A investigação seguiu o delineamento quase-experimental com pré e pós-teste e um grupo controle. Os dados foram coletados de uma amostra de 20 atletas, jogadoras de vôlei, do sexo feminino, com idade entre 13 a 17 anos. A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Controle (GC), com 10 sujeitos que participaram apenas do teste de capacidade imaginativa e do escore de rendimento, e Grupo Experimental (GE), composto por 10 sujeitos, os quais participaram além dos mesmos testes do GC também do protocolo de treinamento mental. Para analisar os dados foi usado o teste de normalidade, Teste T pareado e não pareado. Os resultados demonstraram melhora estatisticamente significante do grupo experimental no desempenho da recepção na posição 6 após a intervenção do treinamento mental. Conclui-se que, o treinamento mental é um método eficiente para melhoria do desempenho na recepção do voleibol, e deve ser aplicada de maneira específica para cada situação.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.