Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: Os idosos sofrem quedas recorrentes devido à diminuição do equilíbrio, força muscular e capacidade psicomotora. O treinamento sensório motor visa melhorar estas funções. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional dos idosos utilizando testes validados e um programa de treinamento sensório motor sobre a capacidade funcional e equilíbrio. Metodologia: Foi realizado um ensaio clinico controlado com 10 idosas, com idade entre 60 e 80 anos divididos em 2 grupos, 3x semana durante 30 dias. O grupo Treinados foi composto por 6 idosas que realizaram o protocolo de intervenção, e o Grupo Não Treinados por 4 idosas que foram submetidas apenas a avaliação pré e pós através dos seguintes métodos: Escala de Berg, Teste de Alcance Funcional Anterior, Teste de Up Upgrade e Tempo (TGUGM). Resultados: Foi observado uma melhora na Escala de Berg onde as idosas participantes do grupo Treinados ultrapassaram as pontuações, mantendo pontuação mínima de 49. No TAF houve uma melhora no grupo Treinados com aumento de 3 cm no momento pós intervenção comparado ao momento pré. Já no TGUGM, a média alcançada foi de 7,8 ± 1,3 no grupo Não Treinados e de 10,8 ± 4,9 no grupo Treinados, obtendo uma qualidade do movimento. Conclusão: O treinamento sensório motor direcionado aos idosos promoveu um resultado positivo em relação à funcionalidade e equilíbrio estático e dinâmico, melhorando o desempenho das atividades de vida diária, diminuindo assim, fatores de risco preocupantes para quedas nesta população.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.