Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre a imagem corporal e a autoestima de pacientes com ostomias intestinais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de corte transversal, realizada no hospital Oncobeda, no Município de Campos dos Goytacazes/RJ. A amostra foi composta por 30 indivíduos em tratamento ambulatorial. Para coleta de dados foram usados três instrumentos: um questionário geral estruturado, a escala de satisfação com a aparência e a escala de autoestima de Rosenberg que foram aplicados na modalidade entrevista. Os dados foram analisados no software SPSS, versão 24.0. Observou-se um predomínio de mulheres, idosas, casadas, com baixa eescolaridade, em algum emprego, com uma renda familiar per capita de 2 a 3 salários mínimos e residentes no município onde este estudo foi realizado. A maioria possuía alguma crença e destes, a maioria se denominava católico. Houve um predomínio de indivíduos com colostomia, de caráter definitivo e recentemente instalada. A principal causa para a instalação de um dispositivo coletor para a eliminação das fezes desses pacientes foi o Câncer. Evidenciou-se que a maioria dos participantes apresentou baixa satisfação com a imagem corporal (53,3%) e alta autoestima (83,3%). Essas variáveis apresentaram uma correlação forte (p=0,754) e significativa (P=0,06).
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.