Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os Monogenoidea são considerados importante objeto de estudo da Ictioparasitologia, pois estão entre os grupos mais numerosos e que causam os maiores danos aos peixes. Entretanto, ainda tendo ganhado maior importância ao longo dos anos, a Ictioparasitologia conta com poucos profissionais aptos a realizarem os procedimentos que permitem a identificação dos parasitos, e esses estudos são cruciais, principalmente para determinar maneiras de combater e controlar estes parasitos, sobretudo em peixes cultivados por práticas de piscicultura e aquicultura. Assim sendo, o presente trabalho tem como principal objetivo recomendar algumas variações em um importante protocolo de técnica utilizado para estudo da morfologia interna dos Monogenoidea, a fim de facilitar a execução do passo-a-passo. Após sucessivas repetições, as variações propostas geraram resultados satisfatórios, e os espécimes corados foram utilizados em trabalhos taxonômicos, sendo identificados inclusive com captura de imagens através de fotografias, que estão inclusas em trabalhos submetidos à publicação em outras revistas científicas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.