Conteúdo do artigo principal
Resumo
A atividade física entre mulheres tem crescido bastante nos últimos anos, no qual preconizam o exercício físico como solução à maioria dos problemas em relação à saúde física e mental da humanidade. A maioria da população mundial tem a consciência dos benefícios do exercício físico, porém um número alto de pessoas não realizam ou abandonam logo após ingressar, deixando de usufruir das vantagens de sua continuidade. O presente trabalho aborda o real motivo quanto à iniciação ao exercício físico, com o objetivo de verificar os motivos de adesão e prática regular de atividade física, especialmente no que se refere a modalidade “zumba” entre as mulheres. Como estratégia metodológica, foi realizada uma revisão da bibliografia sobre a modalidade de dança “Zumba”, por meio de periódicos publicados nos sites Google acadêmico e Scielo, em particular com o exemplo dos dados da pesquisa realizada em comunidades periféricas do município de Petrolina/PE, os quais os praticantes nas chamadas “Academia da cidade”, por meio de uma amostra composta por pessoas adultas do gênero feminino, foi aplicado um questionário com questões fechadas sobre os objetivos traçados e com as respostas tabeladas, como: perfil da amostra no estado civil e na idade, procura por academia, adesão a zumba. O resultado obtido por meio do estudo, sobretudo nesse periódico, mostra como houve uma melhora na qualidade de vida dessas mulheres que praticam atividade física e o motivo para tal integração, principalmente por ser uma atividade relacionada à dança e como as alunas se sentem ao término da aula. Conclui-se que os órgãos públicos devem atentar-se aos benefícios adquiridos e o quanto economizariam em procedimentos médicos apenas por oferecerem uma atividade física para a população.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.