Conteúdo do artigo principal
Resumo
O envelhecimento populacional tem se tornado comum no Brasil, com isso havendo uma necessidade estrutural que abrange essa população. A violência contra os idosos tem sido um problema de saúde pública, gerando efeitos na saúde mental e física, que se prejudicada pode afetar o desenvolvimento humano do país. O presente estudo tem como objetivo conhecer os desafios e as consequências que são geradas no idoso vítima de violência; A metodologia utilizada é a pesquisa ação no Asilo Monsenhor Severino no Parque Rosário e na Casa da Convivência no Parque Tamandaré, instituições de atendimento ao idoso. A pesquisa será de abordagem qualitativa exploratória e a amostra será selecionada por conveniência sendo realizadas visitas as instituições acimas citadas e aplicação de formulários através de entrevistas para 20 indivíduos em cada instituição. A análise de dados será realizada pela técnica na perspectiva de Bardin. Almeja-se com esta pesquisa, enfatizar o comportamento dos idosos diante aos diversos tipos de violência, sobre as condutas e aos meios de comunicação utilizada no acolhimento assistencial às vítimas, para contribuir com garantia da sobrevivência, da proteção integral e do desenvolvimento da identidade do indivíduo. Independente do formato ou do desenho assumido pela relação familiar.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.