Conteúdo do artigo principal
Resumo
O termo disfunção temporomandibular (DTM) é usado para reunir um grupo de doenças que acometem os músculos mastigatórios, articulação temporomandibular e estruturas adjacentes, podendo ser classificadas como DTM de origem muscular ou articular. Seus sintomas mais comuns são a dor orofacial e a diminuição da mobilidade articular da boca, sensações que reduzem a qualidade de vida. A fisioterapia é uma importante ferramenta terapêutica, em especial a terapia manual. Por meio de técnicas de manipulação e mobilização e de exercícios específicos, estimular a propriocepção e o líquido sinovial, produzir elasticidade a fibras aderidas e reduzir a dor. O objetivo do estudo foi descrever os efeitos da terapia manual em pacientes com disfunção temporomandibular. Foi realizado uma revisão não sistemática da literatura de ensaios clínicos randomizados nas bases da Pubmed e PEDro publicados entre 2010 e 2018, utilizando as seguintes palavras chaves: Temporomandibular, disorders, rehabilitation, manual, therapy. Foram selecionados 5 ensaios clínicos que avaliaram o uso de terapia manual para o tratamento das disfunções temporomandibulares associadas a outras técnicas de intervenção. Um estudo comparou os efeitos da fotobiomodulaçãoassociado a terapia manual em 51 pacientes, demonstrando eficácia. Outro estudo avaliou o efeito da manipulação torácica superior, na abertura vertical da boca (VMO) e atividade eletromiográfica dos músculos da mastigação em 32 mulheres, não encontrando diferenças na VMO entre os grupos experimentais e placebo. Outro estudo comparou a fisioterapia domiciliar isolada e associada à terapia manual por quatro semanas, sendoaassociação das técnicas mais eficaz do que a fisioterapia sozinha. Outro ensaio clínico randomizado avaliou 3 grupos: terapias miofascialintraorais IMT, IMTESC, e sem tratamento, ambos os grupos de tratamento mostraram uma melhoria significativa nas pontuações de dor, às 6 semanas, 6 meses e 1 ano. O último estudo investigou os efeitos de massagem terapêutica em comparação com a placa oclusal na amplitude de movimento e constatou que a terapia de massagem sobre os músculos da mastigação e a utilização de uma placa oclusal chumbo promove aumento na amplitude mandibular. A terapia manual apresenta efeitos satisfatórios no tratamento de pacientes com DTM. Recomenda-se a utilização de recursos associados à terapia manual como método eficaz, não invasivo e de baixo custo no tratamento dessas desordens.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.