Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos ligamentos mais importantes para a estabilidade do joelho, sendo sua função primária evitar o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur. O rompimento modifica a artrocinemática e permite a sub-luxação, manifestando-se clinicamente por “falseios” do joelho. A fisioterapia é uma importante ferramenta para recuperação da amplitude de movimento, controle de equilíbrio, normalização da marcha e fortalecimento de todos os grupos musculares, dando destaque aos flexores do joelho. O objetivo deste estudo foi descrever os efeitos da estimulação elétrica neuromuscular (NMES) como tratamento complementar para melhorar a força do quadríceps e a função física na reabilitação após reconstrução do ligamento cruzado anterior (RLCA). Foi realizada uma revisão não sistemática dos artigos com bases de dados na PubMed e PEDro no período entre 2003 e 2018, utilizando as seguintes palavras chaves: NMES, anterior cruciate ligament, physical therapy, treatment. A maioria dos artigos pesquisados comprovam que o uso de treinamento de estimulação elétrica neuromuscular modificada (NMES) associado com a sua reabilitação tradicional melhora o rendimento físico do paciente, além de menor percepção de dor e maior simetria na carga dos membros inferiores em um tempo de 2 a 4 meses. Conclui-se que o uso do NMES associado ao tratamento tradicional para reabilitação após reconstrução do ligamento cruzado anterior tem um resultado satisfatório sendo eficaz para esta lesão.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.