Conteúdo do artigo principal
Resumo
O alongamento estático imediatamente antes das atividades apresenta resultados controversos em relação a força e potência, velocidade e agilidade. Entretanto, se for combinado com serie de alongamento dinâmico ou aquecimento geral realizado após o alongamento estático, os efeitos negativos no desempenho podem ser revertidos. O alongamento balístico parece ser menos eficaz do que o alongamento dinâmico devido ao melhor alcance de movimento e rebote do alongamento dinâmico. A alta velocidade de alongamento parece afetar o desempenho muscular subsequente, no entanto, a duração do alongamento não interfere no desempenho muscular. O objetivo do estudo foi investigar a relação do alongamento em relação ao desempenho esportivo. Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura nas bases de dados: Pubmed, LILACS, Google acadêmico e Physiotherapy Evidence Database (PEDro); publicados entre 2013 à 2016 e utilizando as seguintes palavras chaves: physical therapy, athletes, static stretching, performance. Foram analisados cinco artigos, onde três desses demonstraram que o alongamento estático não traz benefícios ao desempenho do atleta. Dois desses artigos concluíram que o alongamento dinâmico é a melhor opção, pois realiza o alongamento no gestual esportivo do atleta. Um dos artigos concluiu que em principio é recomendado fazer o alongamento estático logo após a atividade esportiva e o alongamento dinâmico imediatamente anterior à atividade esportiva. O último artigo concluiu que a alta intensidade do alongamento contribui positivamente no desempenho do atleta, entretanto, a duração do alongamento não traz benefícios ao desempenho. Conclui-se que foi observada divergência em relação à utilização de alongamento antes de atividades desportivas. Não há um consenso sobre o tempo necessário de alongamento para ocorrer alterações viscoelásticas nos grupos musculares ou qual a melhor tipo de alongamento sobre o desempenho do atleta.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.