Conteúdo do artigo principal
Resumo
As exigências sobre os profissionais de enfermagem no cumprimento de suas funções favorecem o aumento da ocorrência de altos níveis de estresse, responsáveis por desgastes emocionais tornando este profissional vulnerável ao esgotamento ocupacional, denominado Síndrome de Burnout. Esta, por sua vez, é caracterizada pela perda do sentido do trabalho, sendo identificada através de três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivos: identificar profissionais de enfermagem com Síndrome de Burnout atuantes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), caracterizando-os quanto às variáveis sociodemográficas, e discutir sobre fatores determinantes da Síndrome de Burnout entre esses profissionais, no contexto ocupacional. A metodologia utilizada será uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória realizada em um hospital privado do município de Campos dos Goytacazes. A amostra será constituídapor 10 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem, atuantes na UTI do hospital, com exceção dos profissionais que estejam de férias ou de licença maternidade/médica. A coleta de dados será realizada através de dois instrumentos: um questionário com perguntas abertas e fechadas para caracterização socioeconômica, e um instrumento elaborado por Christina Maslach denominado Inventário em Burnout de Maslach (MBI), que indica a pré-disposição do profissional em adquirir a síndrome ou se o mesmo já a possui. Os resultados de caracterização socioeconômica serão analisados por meio de estatística descritiva através do software Excel. Já a análise do MBI será através do Maslach Burnout Inventory, analisada por sub-escalas com somatório de: Exaustão Emocional - Baixo de 0 a 15, médio de 16 a 25 e alto de 26 a 54; Despersonalização - Baixo de 0 a 02, médio de 03 a 08 e alto de 09 a 30; Realização Profissional - baixo de 0 a 33, médio de 34 a 42 e alto de 43 a 48. O presente estudo faz-se necessário, pois o profissional de enfermagem revela-se suscetível ao estresse ocupacional, devido as suas responsabilidades, ao relacionamento interpessoal ocasionado pela prestação de assistência direta aos clientes e preocupações com as demandas de trabalho. Espera-se então com este trabalho, contribuir para a investigação dos fatores determinantes da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem, levando em consideração a complexidade da Unidade de Terapia Intensiva associada às responsabilidades propostas à equipe.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.