Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em 2025 o Brasil será o sexto país do mundo no ranking dos países com o maior número de idosos IBGE (2012). O objetivo do projeto é identificar aspectos diferenciais de grupos de idosos com diferentes níveis de atividades físicas habituais. Serão convidados 60 idosos atendidos pelo programa desenvolvido pela prefeitura municipal de Campos dos Goytacazes/RJ. Serão formados três grupos, o primeiro formado por idosos sedentários que frequentam regularmente as casas de convivência para consultas médicas, o segundo por idosos com estilo de vida ativo que apenas frequentam as oficinas de atividades culturais promovidas, mas não praticam exercícios físicos regulares e orientados, e, por fim, um grupo com idosos praticantes de exercícios físicos, formado por idosos que participam das atividades físicas orientadas e regulares oferecidas nas casas. Serão incluídos indivíduos de ambos os gêneros, idade superior a 60 anos, que frequentam regularmente as casas de convivência, e que tenham condições mínimas para a prática de exercícios físicos. Serão excluídos indivíduos com diagnóstico de doença crônica ou demência que os impeçam de fazer exercícios físicos. Será avaliado o nível de atividade física habitual através do questionário Baecke modificado, o padrão de atividade cerebral através do um exame eletroencefalográfico (EEG), e, desempenho funcional e cognitivo pelos testes de autonomia funcional de GDLAM, velocidade de reação motora e memória de trabalho respectivamente. As avaliações serão feitas em sala ampla que reúne todas as condições de controle de agentes externos que possam atrapalhar execução dos testes. A primeira avaliação será da atividade física habitual, logo em seguida será determinado o padrão de atividade cerebral conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. Terminada essas etapas, serão avaliados o tempo reação motora e a memória de trabalho através de softwares específicos para essas funções. Por fim será aplicado o protocolo de autonomia funcional de GDLAM, que consiste em provas que avaliam o desempenho em tarefas funcionais do dia-a-dia. Espera-se que se comprove uma relação positiva entre o nível de atividade física, e, o padrão de atividade cerebral e desempenho funcional e cognitivo dos idosos participantes do estudo, e dessa forma se inferir a eficiência funcional do cérebro.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.