Conteúdo do artigo principal
Resumo
O pé diabético é uma das complicações mais frequentes do Diabetes Mellitus, que consiste em lesões cutâneas classificadas em diferentes graus. Segundo Atlas Mundial de Diabetes em 2015, 12% dos gastos globais com saúde está ligada a esta patologia correspondendo a U$ 673 bilhões. Nesse contexto, o enfermeiro deve utilizar serviço assistencial de qualidade, observando os fatores de risco e acompanhando o cliente no controle da doença. Isso contribui como ação importante para inibir o aparecimento do pé diabético e outras complicações da patologia em questão. O presente estudo tem como objetivo relatar o papel do enfermeiro no cuidado ao paciente acometido pelo pé diabético. Por isto, foi realizada, revisão integrativa da literatura, com análise de 14 publicações científicas, disponíveis em base de dados online SCIELO, BVS, publicados nos últimos 16 anos (2001 – 2017). Para seleção dos artigos foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): Diabetes Mellitus, Pé Diabético, Enfermagem. Os resultados apontam um significativo déficit de autocuidado e conhecimento sobre a doença, pelos pacientes antes da consulta de enfermagem. Diante disso, o enfermeiro surge como um importante multiplicador de conhecimentos, ofertando maior segurança nas medidas de autocuidado e prevenção, sendo a consulta de enfermagem um momento fértil para o desenvolvimento dessa prática. Evidencia-se nesta revisão que o profissional enfermeiro, deve planejar de forma sistematizada sua prática diária com finalidade de orientar o paciente e família, para identificar precocemente os riscos e complicações que afetam o indivíduo com pé diabético. Sugere-se que novos estudos sejam explorados neste nível da complexidade, pois se faz necessário profissional qualificado que programe ações preventivas visando minimizar o sofrimento e complicações relacionadas ao diabetes.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.