Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente o câncer colorretal constitui-se como o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens e o segundo entre as mulheres. De acordo com o INCA (2018) estima-se para esse ano no Brasil, o surgimento de aproximadamente 600 mil novos casos de câncer de cólon e reto. Essa estimativa de risco corresponde 36.360, sendo 17.380 homens e 18.980 mulheres. A principal terapêutica cirúrgica resulta na confecção de uma ostomia. Neste contexto o presente estudo tem como objetivo descrever a importância da assistência de enfermagem para o processo de pacientes críticos ostomizados, A metodologia utilizada é a pesquisa baseada em estudo do tipo revisão integrativa da literatura cientifica relacionando os diagnósticos de enfermagem mais comuns associados ao paciente submetido a ostomias. Concluiu-se que mais importante do que o cuidar ao paciente portador de ostomias através do diagnóstico de enfermagem, no que refere-se a utilização as técnicas e cuidados no manejo com as bolsas coletoras, o primordial para o profissional de enfermagem é ter o cuidado humanizado ao lidar com o portador de ostomias levando em consideração sua fragilidade emocional atender suas necessidades humanas de apoio psicológico e afetivo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.