Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente, mesmo com o avanço tecnológico e da ciência, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são motivos de grande preocupação para a saúde pública, principalmente, pelo aumento da incidência e por gerarem complicações severas, pois se trata de doenças silenciosas e diagnosticadas tardiamente, além de gerarem custos elevados ao Sistema Único de Saúde. Diante disso, indivíduos pertencentes ao grupo de risco devem ser frequentemente monitorizados para não ocorrência da lesão renal, pois quando diagnosticada precocemente é possível retardar a progressão natural da doença e suas complicações. Neste contexto, este projeto tem como objetivo verificar o comprometimento da alteração renal em pacientes idosos e hipertensos. Para isso será desenvolvida uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quantitativa a ser realizada na Fundação Municipal do Esporte (FME), situado na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. A amostra será do tipo intencional composta por idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou maior que 60 anos e com diagnóstico de hipertensão arterial. Para a coleta de dados será realizado um formulário com perguntas abertas e fechadas contendo informações sociodemográficas e referentes às condições de saúde de cada indivíduo. Também será realizada coleta sanguínea e registro de dados antropométricos em cada indivíduo. Para a análise dos dados, o sangue coletado será centrifugado para determinação dos níveis de creatinina. Pretende-se elaborar um banco de dados no software Statistical Package for Social Science, versão 21.0, onde os mesmos serão digitados e, posteriormente analisados. Com isso espera-se identificar a associação entre os fatores de riscos, a hipertensão arterial e alteração da função renal, verificando o comprometimento em pacientes idosos e hipertensos por meio da estimativa da taxa de filtração glomerular, analisada pela quantificação da creatinina sérica, e assim destacar sobre o papel do enfermeiro.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.