Conteúdo do artigo principal
Resumo
Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) é um instrumento que corrobora para avaliar a acessibilidade realizada pela assistência do nível primário de atenção à saúde. As crianças apresentam maior índice de suscetibilidade às doenças, necessitando de intervenções em saúde, e consequentes formas de prevenção aos agravos como a imunização infantil. Esse estudo investigou a ocorrência de internações pediátricas associado a doenças imunopreveníveis de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). É apresentada uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando o método descritivo- exploratório; através da análise retrospectiva, tendo como referencial o método de triangulação. A caracterização da amostra se deu pela análise de 332 prontuários de crianças internadas por CSAP no Hospital Ferreira Machado no setor da clínica pediátrica durante janeiro de2015 anovembro de2017. Aamostra teve um predomínio masculino de (54,20%) com idade de até um ano (39,8%). Descobriu-se um alto índice de crianças internadas por CSAP com pneumonia (98,2%), seguido de Gastroenterite (0,6%), Varicela (0,6%), Meningite (0,3%) e Otite Média Aguda (0,3%). Tendo como destaque o atraso vacinal da pneumocócica 10 valente (72%). Tais doenças da Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças 10 (CID 10) poderiam ser prevenidas facilmente através de campanhas de vacinação, orientação aos responsáveis, atividades lúdicas de educação em saúde com as crianças, entre outras ações, através da Estratégia da Saúde da Família na Atenção Básica, ajudando dessa forma na diminuição do alto custo do nível terciário no Município de Campos dos Goytacazes.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.