Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Cateter Venoso Central (CVC) é utilizado principalmente, em pacientes onde não há possibilidade de punção venosa periférica e administração de medicações vasoativas. Cerca de 90% das infecções da corrente sanguínea em pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocorrem a partir da inserção do cateter uma vez que já possuem importante comprometimento de seu estado geral de saúde devido à patologia adquirida, a imunodepressão e ao tempo de permanência na UTI. As altas taxas de morbidade e mortalidade associadas à Infecção Relacionada a Assistência a Saúde (IRAS) refletem diretamente na segurança do paciente sendo um agravante na saúde publica estando associada à infecção de corrente sanguínea. Neste contexto devemos destacar a atuação do enfermeiro no manuseio do cateter, exercendo papel fundamental na prevenção deste tipo de infecção, pois atuam diretamente no paciente realizando curativos, observação de sinais infecciosos e intercorrência com o dispositivo. O objetivo deste estudo é identificar e destacar a importância do enfermeiro, a fim de prevenir a ocorrência de infecções de corrente sanguínea. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura a partir da busca criteriosa de artigos nas bases de dados virtuais, Scielo e BVS. A amostra foi composta por 4 (quatro) artigos que atenderam aos critérios de inclusão a seguir: artigos no período de 2013 a 2018. Descritores, Infecção de corrente sanguínea; cateter venoso central; unidade de terapia intensiva; enfermeiro. Os resultados demonstram que segundo os autores, são necessárias medidas estratégicas e preventivas, que devem ser desenvolvidas em conjunto com a coordenação estadual, municipal, distrital e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Higienização das mãos, antissepsia adequada, monitorização do tempo de permanência do cateter, entre outros, são medidas que visam reduzir a incidência de infecção de corrente sanguínea ao CVC. Concluímos que o enfermeiro é de fundamental importância no treinamento da equipe de enfermagem, através de programas educacionais com uma linguagem clara e objetiva. Desta forma a educação permanente surge como a estratégia mais eficaz na prevenção de complicações relacionadas ao uso do cateter venoso central.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.