Conteúdo do artigo principal
Resumo
A fibromialgia (FM) pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema musculoesquelético. Está associada à presença de “pontos sensíveis”, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. A fisioterapia pode atuar na melhora da qualidade de vida e controle do quadro álgico, através de diferentes procedimentos, que incluem eletroterapia, terapia manual e cinesioterapia. O objetivo do estudo foi verificar os benefícios da fisioterapia e do treinamento físico e seus impactos na qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura de ensaios clínicos randomizados nas bases de dados Pubmed e PEDro, publicados entre 2014 e 2018. Foram utilizados as seguintes palavras-chave: fibromyalgia, exercise therapy, quality of life, pain. Foram selecionados cinco artigos que realizaram diferentes procedimentos, como plataforma vibratória (PV), treinamento respiratório (TR), exercício aeróbicos de baixo impacto, laser e terapia manual. Os estudos demonstraram diferentes protocolos para reduzir o quadro álgico e promover uma melhor qualidade de vida. Os artigos apontaram que as técnicas foram eficazes e alcançaram os objetivos propostos pelo estudo. A plataforma vibratória por 4 semanas reduziu os sintomas da FM. O treinamento respiratório foi realizado por 12 semanas em um ensaio cruzado, sendo 4 semanas como controle e 8 semanas de exercícios respiratórios, demonstrando que os exercícios respiratórios reduziram a dor e melhoraram a qualidade do sono. O período de intervenção com exercício aeróbico durou oito semanas e foi eficaz na melhora da depressão e desconforto. O laser por 10 semanas aumentou o limiar de dor em vários tender points. O uso da terapia manual durante 20 semanas concluiu que a aplicação de um programa de liberação auto-miofascial pode melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde de pessoas com FM, desde que seja realizada uma prática regular e estruturada. Concluímos que quando consideramos a independência do paciente, as técnicas de terapia manual como auto-liberaração miofascial e treinamento respiratório são eficazes para o controle da dor e melhora da qualidade de sono.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.