Conteúdo do artigo principal
Resumo
É indispensável o conhecimento das vulnerabilidades às quais uma população está exposta, para intervir adequadamente sobre elas. Tratando-se de vulnerabilidades da população infantil, existe o desafio de intervir de modo compatível com a capacidade de entendimento e aprendizagem desse grupo, onde o uso de estratégias lúdicas surge como possível ferramenta. Este estudo objetivou avaliar o uso de estratégias lúdicas como ferramenta de intervenção do enfermeiro frente às vulnerabilidades infância. Classifica-se como exploratório, de campo, de abordagem quantitativa, do tipo pesquisa-ação. Participaram 27 crianças e seus responsáveis 15, usuários de uma Estratégia Saúde da Família em Campos dos Goytacazes – RJ. Os participantes responderam a um formulário pré-teste e traçou-se o perfil da amostra, identificando as vulnerabilidades da infância. Seguidamente, explorou-se o uso de estratégias lúdicas frente às vulnerabilidades identificadas. Depois, aplicou-se um formulário pós-teste para avaliar o uso das estratégias lúdicas como ferramenta de intervenção do enfermeiro. Comparando-se os resultados pré e pós-teste, houve mudanças positivas nas respostas das crianças. Destacaram-se: Consumo de água filtrada com aumento de (22,22%) para (88,88%); Escovação dos dentes após todas as refeições com aumento de (37,03%) para (66,66%); Lavagem das mãos antes de se alimentar e após ir ao banheiro com aumento de (33,33%) para (92,59%). (86,66%) dos responsáveis afirmaram ter notado alguma evolução e/ou melhora no comportamento das crianças, após as atividades. O uso de estratégias lúdicas como ferramenta de intervenção do enfermeiro frente às vulnerabilidades da infância se mostrou relevante e eficaz.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.