Conteúdo do artigo principal
Resumo
O posicionamento em Hammock (redinha) é um método de humanização não invasivo, amplamente utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Tem como objetivo proporcionar maior conforto ao recém-nascido pré-termo, reduzindo o tempo de internação nessas Unidades. Esta técnica assemelha-se a postura intrauterina, propiciando a posição flexora, a simetria do recém-nascido e favorecendo a conscientização da linha média. O presente estudo teve como objetivo descrever os efeitos do Método Hammock (MH) em pacientes recém-nascidos pré-termo internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, através da análise de parâmetros capazes de mensurar níveis de estresse, dor e reorganização corporal. Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura, em diferentes bases de dados, identificando estudos que abordassem a utilização do método no período de 2013 a 2018. Foram incluídos no presente estudo recém-nascidos pré-termos estáveis e que apresentassem dor, agitação, choro excessivo, dificuldade de entrar em um período de sono profundo. Para este estudo foram excluídos prematuros que apresentassem problemas neurológicos ou processo infeccioso, com suporte ventilatório, e bebês que apresentassem com malformações congênitas faciais. Nos estudos avaliados foram relatadas melhoras relacionadas ao ganho de peso e desenvolvimento neuropsicomotor, redução da irritabilidade, com consequente diminuição do gasto energético e frequência cardíaca, não houve alteração significativa dos níveis de frequência respiratória e saturação. De acordo com os estudos avaliados, concluímos que o método Hammock favorece discreta melhora dos sinais vitais basais, facilita a maturação e desenvolvimento neuromuscular do recém-nato, diminui o estresse e desorganização, adequando a postura. Contudo são necessários novos desenhos de estudos com aplicação de diferentes métodos capazes de mensurar nível de estresse no RN.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.