Conteúdo do artigo principal
Resumo
A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) possui características que contribuem para o estresse do recém-nascido (RN) por inúmeras causas, como os ruídos sonoros, iluminação excessiva, invasões por cateter, entre outros. A equipe multidisciplinar deve ter alguns cuidados para reduzir a dor e estresse do RN, como evitar manuseios irrelevantes e procedimentos invasivos, redução de ruídos e de iluminação no ambiente sempre que possível e adotar algumas técnicas humanizadas. O banho de Ofurô é uma técnica que vem sendo utilizada de forma rotineira na UTIN, com o objetivo de simular os estímulos e sensações experimentadas no útero materno, buscando a melhora da dor, irritabilidade, agitação, choro, parâmetros fisiológicos, qualidade de sono e ganho de peso do RN. O objetivo deste estudo foi descrever os efeitos do banho de Ofurô em pacientes recém-nascidos pré-termo internados na UTIN. Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura, nas bases de dados PubMed e PEDro com artigos com ensaios clínicos randomizados, publicados entre 2013 e 2018, utilizando as seguintes palavras-chave: Ofurô, bathtub, neonatal, premature. Foram selecionados 7 artigos, sendo que 6 analisaram os parâmetros fisiológicos (frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), saturação de oxigênio (SaO2), 3 avaliaram a dor, 3 a temperatura corporal, 2 avaliaram o estado de sono e vigília e 1 avaliou o ganho de peso. Todos os parâmetros analisados nos estudos foram mensurados imediatamente após a retirada da criança do banho de ofurô. Houve redução da FC em 3 e outros 3 não apresentaram alteração. A FR reduziu em 2 estudos, não modificou em 3 estudos e aumentou em 1 estudo. Com relação a SaO2, 2 estudos não demonstraram diferença. A temperatura corporal diminuiu em 2 estudos e não modificou em outro estudo. Todos os artigos que avaliaram a dor obtiveram melhora e houve ganho de peso corporal no artigo que fez a análise. Os estudos analisados apontam para benefícios da técnica de Ofurô no RN, através da melhora da dor, da qualidade de sono e de alguns parâmetros fisiológicos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.