Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública e uma epidemia mundial. Por se tratar de uma síndrome restritiva, os pacientes apresentam redução da complacência da parede torácica e da expansibilidade torácica, com consequente redução nos volumes e capacidades pulmonares. A cirurgia bariátrica é a intervenção mais eficaz para a perda de massa e controle das comorbidades, porém não é isenta de complicações. A fisioterapia no pré-operatório é utilizada para promover expansão pulmonar e reduzir complicações no pós-operatório. O objetivo do estudo foi descrever os efeitos da fisioterapia sobre os parâmetros respiratórios em obesos no pré-operatório de cirurgia bariátrica. Foi realizado um estudo de serie de casos longitudinal com 10 pacientes adultos, no pré-operatório de cirurgia bariátrica, com idade entre 19 a 65 anos, de ambos os sexos e índice de massa corporal (IMC) entre 35 e 45 Kg/cm2. Os pacientes foram submetidos a um protocolo de fisioterapia de 10 atendimentos, contendo treinamento muscular respiratório, incentivador volumétrico, air stacking e breath stacking. Foram avaliados antes e após o período de 10 sessões, através da capacidade vital lenta (CV), pico de fluxo expiratório (PFE), Pressão expiratória máxima (PEmáx), Pressão inspiratória máxima (PImáx) e Volume expiratório forçado (VEF1). Foi considerado significativo p<0,05. O protocolo aumentou todos os parâmetros respiratórios, incluindo a capacidade vital (3,10±0,62 vs 3,85±0,61L;p<0,001), o VEF1 (2,24±0,3 vs 3,20±0,75L;p<0,001), PFE (359,9±81,2 vs 408,8±55,0Lpm;p<0,001), PImáx (-79,5±11,9 vs -112,5±13,6cmH2O;p<0,001) e PEmáx (80,0±13,7 vs 107,0±12,5cmH2O;p<0,001). Conclui-se que a fisioterapia no pré-operatório aumentou todos os parâmetros respiratórios, que pode ser explicado pela expansão pulmonar e aumento da força muscular inspiratória e expiratória.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.