Conteúdo do artigo principal
Resumo
A osteoartrose é uma doença articular degenerativa caracterizada pela redução da cartilagem articular. A artroplastia do joelho sozinha não é capaz de restaurar a completa funcionalidade do paciente, sendo a fisioterapia parte integral do tratamento. Após a cirurgia, ocorre perda de força muscular, principalmente no músculo quadríceps, sendo a estimulação elétrica neuromuscular (EENM) um procedimento muito utilizado para restaurar a força. Investigar os efeitos da eletroestimulação no pós operatório de artroplastia total de joelho. Foi realizada uma revisão de literatura por meio das bases de dados Pubmed e Scielo, publicados entre 1994 e 2013, utilizando as seguintes palavras: Arthroplasty, replacement, knee; Knee prosthesis; Knee joint; Osteoarthritis; Physical therapy modalities; Electric stimulation; Quadriceps muscle. Foram selecionados 2 artigos. Um estudo começou seu tratamento 3 a 4 semanas após a artroplastia total de joelho. O grupo controle fazendo treinamento dos músculos quadríceps, isquiotibiais, gastrocnêmico, abdutores e flexores de quadril, sendo o grupo associando a eletroestimulação do quadríceps. Os autores observaram que ambos os grupos não diferiram no ganho de força muscular. O outro estudo começou o tratamento 48 horas após a cirurgia, sendo o grupo controle tratado com exercícios de flexão de quadríceps, panturrilha e isquiotibiais. O grupo intervenção fez eletroestimulação no quadríceps. Na 3ª semana o grupo intervenção teve uma melhora significativa na força do quadríceps e isquiotibiais. Após pesquisas realizadas em artigos, concluímos que ao dar início a fisioterapia com eletroestimulação 48 horas após a cirurgia de artroplastia total de joelho obteve se ganho considerável de massa muscular do quadríceps e dos isquiotibiais.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.