Conteúdo do artigo principal
Resumo
A retenção de secreção das vias aéreas é um problema clínico associado à ventilação mecânica, podendo levar a complicações como desconforto respiratório, atelectasia e disfunção nas trocas. A compressão torácica (CT) e a hiperinsuflação com o ventilador (HVM) são manobras de higiene brônquica amplamente utilizadas em pacientes ventilados mecanicamente. A CT consiste em comprimir manualmente o tórax durante a expiração para aumentar o fluxo expiratório e a interação gás/líquido. A HVM utiliza os ajustes ventilatórios para aumentar o volume e a pressão nas vias aéreas, aumentando a ventilação alveolar e facilitando o mecanismo da tosse. A hipótese deste estudo é que as manobras de CT e HVM promovem diferentes efeitos sobre os fluxos e sua relação com a mobilização de secreções. O objetivo do estudo foi comparar o pico de fluxo expiratório (PFE) e pico de fluxo inspiratório (PFI), Bias flow e a relação PFI/PFE entre as manobras de compressão torácica isolada e a hiperinsuflação com ventilador mecânico. Foi realizado um ensaio clinico cruzado randomizado com 13 pacientes adultos ventilados mecanicamente e com infecção pulmonar. Todos os pacientes foram submetidos à CT isolada ou associada à HVM, em ordem determinada por randomização. Ambas as técnicas foram realizadas em 6 séries de 6 ciclos, sendo a HVM realizada através do aumento da pressão inspiratória até 40cmH2O nos modos controlados a pressão (PSV ou PCV), e a CT realizada manualmente com ambas as mãos posicionadas bilateralmente e inferiormente sobre o tórax. As medidas de PFE e PFI, Bias Flow e Relação PFI/PFE foram mensuradas em 4 momentos: ventilação basal (Vt), CT e HVM isolada e CT associada a HVM. A HVM associada à CT promoveu maior PFE quando comparada à CT ou HVM isoladas, porém todas as terapias apresentaram PFE superior a 40Lpm. O Bias Flow pretendido (>17Lpm) não foi atingido em nenhuma das técnicas, porém o maior valor encontrado foi na CT isolada. A relação PFI/PFE não preencheu o critério (<9) em nenhuma das modalidades terapêuticas, a exceção do VT basal. Conclui-se que a manobra de HVM associada à CT promoveu os maiores valores de PFE, porém sem preencher os demais critérios para mobilização de secreções para as vias aéreas centrais, como Bias Flow e PFI/PFE.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Biológicas & saúde serão disponibilizados de forma gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.